domingo, 23 de janeiro de 2011









Estudos A Unção de Deus
“ Mas recebereis poder ao descer sobre vos o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra” Atos 1:8

Este texto claramente expressa o desejo de Jesus, de que todos os seus discípulos fossem cheios do Espírito Santo para que sua obra fosse realizada com eficácia em toda a terra, desta forma eles teriam autoridade para testemunhar ou testificar sobre Jesus!
Evangelizar significa, levar as boas novas, e não podemos fazer isto sem o resultado prático que somente o Espírito Santo pode realizar através de nossas vidas, porisso mesmo em Isaias 61:1 a palavra é clara ao dizer que para isto o Espírito Santo vem sobre nos, para evangelizarmos, ou seja, anunciarmos as boas novas da salvação!
O que não podemos nos esquecer sobre esta unção do Espírito Santo:-

1- A unção é para todos aqueles que quiserem
Em Joel 2:28-29 a palavra diz que o Espírito Santo seria derramado sobre toda a carne, e isto significa que todas as pessoas podem receber esta benção e isto vem não por méritos de quem quer que seja, mas por ser o desejo de Deus! A unção vem pela Graça de Deus e não por obras, é uma dádiva que recebemos pela fé! Não podemos limitar a ação de Deus sobre a vida de nossos discípulos que desejarem ser usados por Ele, exceto se não tiverem um caráter aprovado! O que precisamos é profetizar sobre eles, trabalhar o caráter através do discipulado e ministrar a unção de Deus sobre suas vidas!

2- A unção se manifesta na forma de dons, com propósitos específicos
Em I Corintios 12:7 a palavra nos ensina que a manifestação do Espírito se dá na vida de cada um seguindo o desejo do próprio Deus, para que seja útil, ou seja, para que seja utilizado pelo discípulo! Assim, a cada momento apropriado, esses dons se manifestam para que o testemunho seja eficaz! Por esta razão quando a pessoa se dispõe a orar sobre os enfermos, sem esquecer que a operação se dá pelo Espírito Santo os milagres começam a acontecer, a palavra de sabedoria se manifesta no momento exato, a interpretação de línguas fica clara, etc... Os dons são ferramentas de Deus para uma evangelização eficaz que vem pela unção do Espírito Santo, e como o próprio Jesus falou trata-se de um revestimento de poder que se dá quando somos batizados com o Espírito Santo!

3- O fruto do Espírito em nossa vida é que retém a unção
Em I Samuel 10 a palavra de Deus nos fala da unção que vem sobre o Rei Saul, e nos versos 10 e 11 fica evidente a manifestação do dom da profecia para que todos soubessem que alguém que reina deve ser ungido por Deus em primeiro lugar. Já no capítulo 16, e no verso 13 do mesmo livro vemos a unção de Davi que da mesma forma fica cheio do Espírito Santo! Porque Davi reteve esta unção até o final de seus dias e Saul não a reteve?
Se formos analisar suas vidas veremos que Saul se ensoberbece, não respeita a autoridade espiritual de Samuel, e o que é pior sempre se mostra covarde, e isto fica claro quando afirma a Samuel que descumprira a ordem de Deus por temer o povo!
Davi por outro lado se torna num momento de sua vida um adúltero e um homicida, mas tem um arrependimento genuíno quando percebe que o Espírito Santo e sua unção estão se afastando dele! (Salmos 51)
Enquanto Samuel aparentemente se arrependia e pedia perdão pela desobediência, o seu coração não muda, continua covarde, egoísta e soberbo até o final de sua vida quando termina consultando uma feiticeira!
Davi por outro lado se arrepende, volta a prática das primeiras obras, e se reconcilia com Deus, tornando-se talvez o maior levita e adorador de todos os tempos, um homem segundo o coração de Deus!
O fruto do Espírito retém a unção! E se nas nossas limitações, buscarmos a santidade e um arrependimento genuíno alimentando o nosso ego com mansidão e humildade certamente reteremos a unção de Deus e teremos uma colheita sem precedentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário